.

.

domingo, 15 de agosto de 2010

O que Yip Man ensinou-me sobre a velocidade

Relato do Mestre Duncan Leung criador do sistema Applied Wing Chun.

Recentemente um conhecido me deu uma cópia do Qigong / Kung Fu Magazine, de Março de 1999, que trazia um artigo escrito por Mestre Ron Heimberger. Meu amigo não entendeu muito bem os princípios que o Mestre Heimberger estava tentando elucidar e por causa da minha experiência como aluno privado de Yip Man, e meu envolvimento subseqüente em Wing Chun Kung Fu, ele pensou que eu poderia ser capaz de lançar alguma luz sobre o assunto. Peço a indulgência do leitor para a minha tentativa de explicar o que Yip Man ensinou-me.

Desde o meu Inglês não é muito bom, eu li o artigo várias vezes. Fiquei feliz que Mestre Heimberger gentilmente toma parte de seu tempo para educar o público. Se todos os instrutores de Wing Chun tivessem uma mente aberta, como ele, passível de razão, e estivessem dispostos a ir para a dificuldade de explicar suas idéias e experiências com os outros, estou certo de que iria beneficiar todos os interessados na arte. No entanto, existem algumas partes do artigo do Mestre Heimberger com a qual eu não concordo. Alguns pontos que o autor faz é um tanto obscura para mim, especialmente suas referências a Jacob Bronowski e Albert Einstein. Por exemplo, Mestre Heimberger menciona que Bronowski - comentando sobre a Segunda Lei de Newton do movimento - disse que a força é igual a massa vezes aceleração ao quadrado. Isso me confunde, pois, como eu o entendo, Segunda Lei de Newton afirma que SF = ma, que não aceleração quadrados.

Como o Sr. Heimberger discute velocidade em Wing Chun, eu gostaria de ter a liberdade de compartilhar a minha interpretação dos princípios e teorias sobre a velocidade com base no que Sifu Yip Man ensinou a mim e na minha própria experiência. Naturalmente, o que eu escrevo aqui é filtrado através das minhas próprias percepções e preconceitos, eu certamente não tenho a pretensão de falar das famílias Wing Chun, e gostaria de receber a correção que é oferecido. A minha esperança é que muitos membros Wing Chun irá compartilhar suas idéias com todos nós, não importa o que eles aprenderam. A experiência de usar o Wing Chun e suas técnicas de luta é o que conta. Afinal, nenhuma luta é a mesma. Nós podemos sempre aprender algo novo, ganhando ou perdendo e descobrir algo de cada encontro.

O que faz o estilo Wing Chun tão interessante é que a pessoa não tem que confiar na constituição física (porte físico), mas em uma seqüência lógica de movimentos econômicos. Certamente, a velocidade é extremamente importante na luta. Entretanto, não importa o quão difícil se treina, há quanto tempo trabalha para melhorar, sempre há limitações físicas. Você sempre pode encontrar alguém mais rápido do que você. Algumas pessoas simplesmente nasceram com mais talento. Wing Chun permite a possibilidade de superar o adversário superior inerente uma velocidade, aplicando os princípios da arte. Yip Man ensinou que no Wing Chun, há vários tipos de velocidade. Se você não consegue superar o seu adversário com um tipo de velocidade, você pode vencê-lo com outro. Em outras palavras, se você pode aplicar a teoria da velocidade do Wing Chun, você pode realmente tornar-se mais rápido. Neste sentido, existem quatro áreas de interesse:

1. VELOCIDADE DA VIAGEM: Este é o tipo de velocidade que normalmente se referem, ou seja, um soco ou chute, a velocidade que a velocidade pode ser calculada em metros por segundo. Com a prática consistente, melhora gradualmente a velocidade do movimento.

2. VELOCIDADE DE DISTÂNCIA: A teoria do Wing Chun em linha reta, simplesmente, que uma linha reta entre dois pontos é a distância mais curta. Portanto, perfurando em linha reta é mais curto e mais rápido do que um soco gancho ou um swing. Para trazer seu pé com um roundhouse kick (chute giratorio tipicamente usado por Chuck Norris) na cabeça de um adversário cobrir uma distância maior, ou seja, é mais rápido um soco curto na cabeça. É o mesmo que tentar dar um soco na canela, ou seja, é muito mais curto e mais rápido para chutar a canela. Para usar uma analogia: se você e eu estamos ambos na frente de um prédio e fizer uma corrida até a porta de volta e você ir ao redor do edifício, enquanto eu vou direto no prédio pela porta da frente para a porta de trás, você pode ser o corredor mais rápido, mas pode chegar lá antes de você, porque eu tenho menos distância a percorrer.

3. VELOCIDADE DE PRONTIDÃO: A partir de uma posição ereta em repouso, quando se tenta dar um soco forte ou tenta chutar com força, é típico erguer a perna ou o braço antes de executar o movimento. Mostrando todo o movimento antes e isso faz perder um precioso tempo no movimento. No Wing Chun, o poder não é gerado apenas pelo movimento da mão ou do pé, por isso não há necessidade de ergue-se. Usa-se o outro lado do corpo para puxar de volta o soco ou chute simultaneamente. Por exemplo, se um vai jogar um soco esquerdo, inicia uma potência puxando o braço direito e ombro para trás tão rápido quanto ele ou ela puder isso é quase o mesmo que socar com a esquerda também e ao mesmo tempo.

4. VELOCIDADE DE REAÇÃO: Em geral, as pessoas passam mais tempo praticando outras técnicas em suas formas sozinho, até que eles são muito boas técnicas, mas em um combate real a aplicação é ineficaz. Isto é como aprender a andar de bicicleta, sentando em uma cadeira e mover as pernas e os braços, simulando a experiência de bicicleta. Quando essa pessoa realmente tenta montar na bicicleta, ele ou ela certamente irá cair. Isso ocorre porque os reflexos e sensação de equilíbrio não foram desenvolvidos. Yip Man costumava dizer que se você quer aprender a nadar, tem que ir para a água, não apenas mover seus braços e pernas e pensar que você é um nadador. A luta exige pelo menos duas pessoas. Você pode treinar e lutar com você mesmo durante todo o dia, mas se você aplicar as técnicas com outra pessoa, você não irá muito longe.

Wing Chun possui apenas três formas. Depois de aprender e compreender a primeira forma, treina Chi Sau, que exige que duas pessoas, e a partir do qual se desenvolve o sentimento de contato e reflexo. Depois, há os exercícios técnica que também tem duas pessoas. Quando você trabalha com os exercícios mais e mais, mês e mês, eles se tornam hábito uma segunda natureza. Quando o ataque vem você vai reagir sem pensar. Lutando acontece tão rápido e você pode ficar chateada, com raiva, despreparados ou mesmo medo e não há tempo para pensar.

Essas são as teorias de Wing Chun velocidade que eu aprendi de Yip Man.

SiFu Duncan Leung


Nenhum comentário:

Postar um comentário