Algumas reflexões sobre o no chute Wing Chun
Se um aluno veio até mim e tive que aprender a lutar muito rapidamente a primeira coisa que eu ensinaria seria o básico os chutes frontal básicos do Wing Chun. Por quê? Porque é fácil de aprender, seguro de executar e eficaz, tanto a atacar e defender. Só porque o Wing Chun Kung Fu não tem muitos chutes não significa chutar deve ser menos prezada. Nos próximos parágrafos vou falar sobre alguns dos chutes diferentes em Wing Chun e como eles podem ser usados.
O chute frontal
O chute mais básico em Wing Chun e um dos mais eficazes. Ele pode vir de a perna da frente ou a perna de trás, quando em uma posição de combate (Biu Ma, como em Chum Kiu). O pontapé de saída à perna da frente é muito rápido, mas não tão poderoso como chutar a perna de volta, que é em si mesmo um pouco mais lento. A diferença é como a diferença entre um soco direto e um soco de viragem (um é mais rápido o outro é mais poderoso). Eles são o pontapé mesmo, mas pode ser usado para diferentes fins, dependendo do que é mais importante, no momento (tempo mais rápido para o alvo ou mais de energia). O chute frontal tende a apontar para o joelho, virilha canela, ou tornozelo. O chute frontal golpeia com o calcanhar do pé. Como um soco o chute não deve ser compartimentado. O calcanhar (embora não o joelho) deve mover-se em linha reta ao alvo. O chute pode ser usado para impedir que alguém te atacar com um soco ou anotar como visto no UFC quando Brando Vera impede o ataque com um chute frontal típico do Wing Chun.
O chute frontal também pode ser usado para atacar um alvo fixo como uma distração ao ganhar o controle das mãos de um bater. Uma combinação comum é um chute frontal de dobrar Pak Sau (para tirar as duas mãos de guarda) e socos. O chute frontal também pode ser usado para contra-ataque, depois de defender um soco. Ele irá geralmente ser usado para expulsar o lado do joelho, que se destina a destruir a articulação do joelho para ajudar a tomar o controle do combate.
O Chute Lateral
O chute lateral ataca as mesmas áreas que o chute frontal, ou seja, o joelho, canela, virilha ou no tornozelo. Utiliza também o calcanhar do pé, (ou, em algumas escolas o gume de faca do pé). O chute lateral é encontrado na forma do boneco. Em aplicação é frequentemente utilizado após um chute frontal se o oponente tenta intensificar rodada para a parte traseira do praticante de Wing Chun. Ele também pode ser usado para lançar os oponentes outra perna após utilizar um pontapé frontal.
Algumas coisas importantes sobre como o chute lateral é que em primeiro lugar ele tem o maior alcance de qualquer Wing Chun pontapé (ou soco), isso pode ser útil para manter as pessoas à distância. No entanto, devido ao fato de que o chute envolve transformar os quadris não devem ser usados como uma técnica de entrada, pois ele pode ser o lado escalonado deixando o praticante aberto a contra-ataques.
Chute Lateral executado pelo GM Jim Fung
Outros chutes
Wing Chun tem alguns pontapés outros, a maioria destes são uma variação do chute lateral ou chute frontal. O Chute ou levantamento feito em Chum Kiu é um pouco diferente e é usada para defender. Há também uma raspagem sob a forma combinada com um manequim Sau Lap duplo que pode ser usado. Outro chute defensiva que muitas vezes não é ensinado. O chute Bong usado para ser treinado em Moi Fa Joig (3 postos preso no chão para formar um triângulo). No entanto, quando Ip Man mudou-se para Hong Kong da China, tornou-se impraticável para encontrar um lugar para colocar as mensagens no chão. Este chute é quase certamente o mais difícil de executar o que exige tanto tempo bom e bom posicionamento. Grandmaster Kwok é uma das poucas pessoas conhecidas que podem realmente usar este pontapé para defender um chute e pontapé contador em um movimento das pernas. A natureza complexa do chute pode ser outra razão pela qual tem sido todos, mas caiu de a maioria dos currículos de Wing Chun.
Adaptado por Jocerlan Brandão, retirado do site http://www.kwokwingchun.com/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário