.

.

terça-feira, 30 de março de 2010

Ip Man Wing Chun Tradicional



Wing Chun (literalmente, "Canção à Primavera"), também romanizados como Ving Tsun ou "Wing Tsun" (e às vezes passa com os personagens de "eterna primavera") é uma arte marcial chinesa que se especializa em combates agressivos a curta distância.

Wing Chun foi originalmente transmitida de professor para aluno oralmente, em vez de através de documentação escrita, o que torna difícil confirmar ou clarificar as contas diferentes da sua criação. Alguns têm procurado aplicar os métodos de maior crítica à história oral de Wing Chun e outras artes marciais chinesas. Outros tentaram discernir as origens do Wing Chun, determinando o fim específico de suas técnicas. Menciona o início da arte apareça na documentação de terceiros independentes, durante a era do Wing Chun mestre Leung Jan, tornando a sua história subseqüente e divergência em vários ramos mais propícios a verificação documental.

A lenda comum envolve a jovem Yim Wing Chun na época após a destruição do Shaolin do Sul e seus templos associados pelo governo Qing. Depois de Wing Chun rejeições oferecer o senhor da guerra local do casamento, ele diz que vai anular a sua proposta, se ela vencê-lo em uma luta de arte marcial. Ela pergunta a uma abadessa budista Ng Mui, que foi um dos sobreviventes Shaolin, para ensiná-la a lutar; este estilo ainda sem nome permite que Yim Wing Chun derrote o comandante. Ela se casa depois Leung Bac-Chou e ensina-lhe o estilo, que ele chamou de Wing Chun em homenagem para ela.
Note-se que o sistema foi desenvolvido durante o Shaolin e movimento de resistência contra a dinastia Ming Qing, e, portanto, muitas lendas sobre o criador de Wing Chun foram distribuídos para confundir o inimigo, incluindo a história de Yim Wing Chun. Isso talvez explique por que ninguém foi capaz de determinar com precisão o criador ou criadores de Wing Chun.

Ip Man (Yip Man) escreveu o seguinte relato das origens do Wing Chun:

- O fundador do sistema Wing Chun Kung Fu, senhorita Yim Wing Chun era uma nativa de Cantão na China. Ela era uma menina inteligente, atlética, honesta e sincera. Sua mãe morreu logo após seu noivado com Leung Bok Chau, um comerciante de sal de Fukien. Seu pai, Yim Yee, foi injustamente acusado de um crime e, em vez de ir para a prisão, fugiu e estabeleceu-se no sopé da montanha Tai Leung, perto da fronteira entre as províncias Yunan e Sichuan. Lá eles ganharam a vida com uma loja de feijão e requeijão.
Durante o reinado do Imperador K'Anghsi da Dinastia Ching (1662-1722) Kung Fu tornou-se muito forte no Mosteiro Lam Siu (Shaolin). Sung, na Província de Honan. Isto despertou o temor do governo Manchu, povos não-chineses da Manchúria no Norte, que governou a China nesse tempo, que enviou tropas para atacar o Mosteiro. Embora eles não tivessem sucesso, um homem chamado Chan Wai Man, um funcionário recém-nomeado civil buscando favor com o governo, sugeriu um plano.
Traçou com um monge de Siu Lam Ma Ning Yee e outros que foram persuadidos a trair seus companheiros por atear fogo ao mosteiro, enquanto os soldados atacaram a partir do exterior. Siu Lam foi queimado, e os monges e discípulos dispersos. Budista abadessa Ng Mui, Abbot Chi Shin, Abbot Pak Mei, mestre Fung To Tak e mestre Miu Hin escaparam e foram para seus caminhos separados.

Ng Mui refugiou-se Monte do Templo da Garça Branca. Tai Leung Har. Foi lá que ela conheceu Yim Yee e sua filha Wing Chun, de quem muitas vezes ela comprou queijo de soja em seu caminho para casa do mercado. Aos quinze anos, com os cabelos presos em um costume da época para mostrar que ela estava em idade de casar, a beleza de Wing Chun atraiu a atenção de um valentão local. Ele tentou forçar Wing Chun se casar com ele, e sua contínua ameaça tornou-se uma fonte de preocupação para ela e seu pai. Ng Mui soube disso e teve pena de Wing Chun. Ela concordou em ensinar Wing Chun técnicas de luta para que ela pudesse se proteger.
Wing Chun seguido Ng Mui para as montanhas, e começou a aprender Kung Fu. Ela treinou noite e dia, até que ela domina as técnicas. Então ela desafiou o valentão.

Ng Mui viajou depois por todo o país, mas antes que ela deixou, ela disse Wing Chun estritamente honrar as tradições de Kung Fu, para desenvolver seu Kung Fu após o casamento, e para ajudar as pessoas que trabalham para derrubar o governo Manchu e restauração da dinastia Ming.
Após seu casamento Wing Chun Kung Fu ensinado a seu marido Leung Bok Chau. Ele, por sua vez passou as técnicas para Leung Lan Kwai.

Leung Lan Kwai, em seguida, eles passaram para Wong Wah Bo. Wong Wah Bo foi membro de uma trupe de ópera a bordo de um barco, conhecido como o chinês Barco Vermelho. Wong trabalhou no barco vermelho com Leung Yee Tei.
Acontece que Abbot Chi Shin, que fugiu de Siu Lam, disfarçou-se de um cozinheiro e foi trabalhar no Barco Vermelho. Chi Shin ensinou a seis e meio pontos técnicas bastão longo de Leung Yee Tei. Wong Wah Bo foi de cerca de Leung Yee Tei, e compartilhavam o que sabiam sobre Kung Fu. Juntos, eles compartilhado e melhorado as suas técnicas e, portanto, o bastão longo foi incorporado Wing Chun Kung Fu.

Leung Yee Tei passou a Kung Fu para Leung Jan, um médico conhecido de plantas medicinais, Fat Shan. Leung Jan agarrou os segredos mais íntimos de Wing Chun, atingindo o nível mais elevado de proficiência. Muitos mestres de Kung Fu vieram para desafiá-lo, mas todos foram derrotados. Leung Jan se tornou muito famoso. Mais tarde, ele passou a Kung Fu para Chan Wah Shan, que levou eu e meu irmão mais velho de Kung Fu, como Ng Siu Lo, Ng Chung Assim, Chan Yu Yu Min e Lui Jai, como seus alunos muitas décadas atrás.

Assim, pode-se dizer que o Sistema Wing Chun passou para nós em uma linha direta de sucessão de sua origem. Eu escrevo esta história do Sistema Wing Chun em memória do meu respeitoso precursores. Sou eternamente grato a eles para passar para mim as habilidades que já possuem. Um homem deve sempre pensar na origem da água que ele bebe, é este sentimento compartilhado que mantém nossos irmãos Kung Fu juntos.
Não é este o caminho para promover Kung Fu, e projetar a imagem do nosso país?
(Ip Man)

Breve relato do mestre Ip Man sobre a origem do Wing Chun.


domingo, 14 de março de 2010

Wing Chun

O estilo Wing Chun, aperfeiçoado por Yim Wing Chun, é um dos mais populares estilos de Kung Fu da China no mundo.

É um estilo que chegou até o grande Mestre Yip Man, um dos seus mais famosos expoentes.

Mesmo tendo Yim Wing Chun aprendido a arte de lutar com NG MUI, ela é reconhecida como sendo a verdadeira fundadora desta escola.

O sistema que aprendeu de NG MUI era muito pesado e de difícil forma para uma mulher; então, Yim Wing Chun começou a trabalhar de maneira a simplificá-lo. Suspendeu mais a posição do cavalo e sistematizou movimentos brandos e rápidos, como diretos de mãos, completamente adaptáveis à fragilidade feminina. Ao invés de se opor à força do oponente, move-se com ela, eliminando-a e quebrando o centro de potência e base do oponente.

Mesmo tendo sido desenvolvido por uma mulher, o estilo Wing Chun é agressivo, compacto, econômico em seus movimentos e deslocamentos, e profundamente defensivo. É possível bloquear qualquer ataque, anulando o espaço de ação e o centro de gravidade de quem ataca, sem ser necessário contra-atacar.

A árvore genealógica do Wing Chun é rica, mas, quem realmente concorreu para a sua popularidade e fama, foi o mestre-patrono do estilo YIP MAN de Hong Kong.

Yip Man representou esta escola até o ano de 1972, quando da sua morte aos 80 anos.
Tecnicamente o Wing Chun é bem original. É baseado na economia de movimentos; as posturas são naturais (nem altas, nem baixas) e descontraídas. Os movimentos são curtos, baseados no Box de Hung Liu (Mão curta) e freqüentemente em linha reta.

No Wing Chun as técnicas são dirigidas com as palmas, cotovelos colados ao corpo, propondo um contato estreito com o adversário.
Existem várias características no estilo Wing Chun que fortificam sua prática baseada na economia de movimentos, ou seja:

•Técnica ou teoria de linha central
•Técnica ou teoria da imobilidade dos cotovelos
•Teoria dos quatro cantos
•Chi Sao ou mãos esmagadoras
•Técnicas de imobilização das mãos, punhos, braços do oponente.
•Mãos agarradoras ou Lop Sao
A primeira forma do estilo Wing Chun é conhecida por Sil Lim Tao, que significa ‘Pequena Imaginação’. Esta forma ensina a posição correta do cotovelo, proteção à linha central do corpo e economia dos movimentos de ataque e defesa. Ela é executada numa base estacionária e executa todos os bloqueios e ataques sem dar um só passo. Isto ocorre para o fortalecimento da base (baixando o centro de gravidade do corpo sem baixar o próprio corpo).




sexta-feira, 5 de março de 2010

Mestre Duncan Leung


Nascido em Hong Kong em 18 de junho de 1942. Seu nome chinês é Leung Shiu Hung. Em 1955 ele foi apresentado por Bruce Lee ao Wing Chun, e se tornou o discípulo formal do Mestre Yip Man, completando todo o Sistema Applied Wing Chun de seu Sifu com aulas particulares.

Entre 1955 e 1959, ele participou de muitas partidas de Sao Gong (desafio), entre diferentes escolas em Hong Kong.

Em 1974, mudou-se para Nova York, E.U.A. e estabeleceu sua primeira escola de Wing em Nova Iorque. Nessa escola de mestres e alunos de Karate, Tae Kwon Do, Boxe, Muay Thai e outros estilos de Kung Fu chegavam à porta de casa quase que diariamente para desafiar Mestre Duncan, isso deu a oportunidade dele testar suas habilidades contra os diferentes sistemas e lhe proporcionou experiência prática valiosa.

Depois de um tempo ele criou o que foi chamado como o Locked Gate Match (partida de portões fechados). Em um jogo Locked Gate, Mestre Duncan aceitaria o desafio, mas que iria trancar a porta de escolas e o desafiante apenas poderia ir depois que vencesse ou perdesse. Mestre Duncan nunca perdeu um desafio.

Em 1975, a escola Duncan Leung foi convidada a participar no Full Contact Free Fight Championships no Madison Square Garden, em Nova York, seus alunos ganharam cada categoria que participaram.

Em 1976, Mestre Duncan Leung e sua família se mudaram para a Virgínia, após um convite das autoridades dos Estados Unidos para ensinar na Base Naval de Norfolk, onde ele instruiu as equipes Seal 2 e 4. Ele também ensinou o FBI, equipes da SWAT, etc.

Mestre Duncan Leung é talvez a última pessoa a ensinar o que é conhecido como Primitivo Wing Chun, onde o objetivo principal é a ênfase da eficiência e da lógica do conhecimento marcial.

Mestre Duncan Leung é o fundador da Applied Wing Chun. Seus métodos de treinamento exclusivo permitir que seus alunos a obter melhores habilidades de luta através do uso de Wing Chun REAL em situações de combate. Ele tem muitos alunos e discípulos de ensino em diversas áreas do mundo. Ele se aposentou do ensino ativo.